Edição histórica do evento foi realizada nos dias 24 e 25 de novembro e reuniu os principais atores do setor de transporte aéreo para debater sobre as perspectivas para o ecossistema. A iniciativa contou com aproximadamente 100 palestrantes, 3 mil participantes e 16 mil acessos aos conteúdos
A Necta e o Fenelon Advogados realizaram, nos os dias 24 e 25 de novembro de 2020, o AirConnected Digital Xperience (AIRC DX), iniciativa que está inserida na continuidade dos trabalhos voltados ao fomento de temas relacionados ao setor de transporte aéreo. Sob o tema Futuro pós-coronavírus: a interligação do ecossistema para manter o mundo conectado, o evento reuniu os principais atores do setor de transporte aéreo para debater sobre as perspectivas para o ecossistema. A iniciativa contou com aproximadamente 100 palestrantes, 3 mil participantes e 16 mil acessos aos conteúdos, além dos acessos nos próximos meses, considerando que os conteúdos estão disponíveis de forma gratuita.
“Durante os dois dias do AirConnected debatemos amplamente os temas fundamentais para esse ecossistema, como aviação comercial, aviação regional, aviação executiva, transporte de carga, aeroportos, infraestrutura, regulação, tecnologia, segurança e automação, além de tendências da mobilidade aérea e torre de controle. É importante ressaltar que o alcance da iniciativa superou as nossas expectativas e, entendendo a importância do trabalho realizado para a retomada do setor, todos os conteúdos serão disponibilizados de forma gratuita, onde será possível acessar o fórum e a exposição virtual, por exemplo”, disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do AirConnected DX.
“É importante destacar que somos uma das maiores economias do mundo, com um enorme território, que exige conectividade e investimentos nesse setor e, assim, o AirConnected envolveu os principais atores do setor público e privado e trouxe os principais cases da aviação no contexto nacional e mundial”, completou Paula Faria.
O AirConnected aconteceu em formato 100% digital, por meio de plataforma exclusiva e dedicada, e contemplou uma expo, reuniões de negócios, fórum, entre outras atividades.
“Sinceramente, não tenho conhecimento, a nível mundial, de um evento digital que tenha reunido tantas pessoas, tantos palestrantes qualificados, para acompanhar e tratar de tantos temas importantes para o setor aéreo. Seja sobre aeroportos, companhias aéreas, drones, tecnologia ou comunicação, acredito que o AirConnected conseguiu cumprir o seu objetivo principal de reunir o mundo da aviação e propor debates qualificados, principalmente a respeito de oportunidades e de caminhos para a retomada dos voos. Nesse sentido, pensando no resultado, nesse momento me vem à cabeça algumas expressões: sucesso e missão cumprida”, destaca Ricardo Fenelon, parceiro do AirConnected e sócio-fundador do Fenelon Advogados.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Participam da Abertura do evento: o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman; o diretor-geral do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo – Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; e o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann.
A segunda parte da abertura do evento foi marcada por um painel com a participação de jornalistas que cobrem o setor: Cristian Favaro, repórter da Agência Estado; Pedro Viana, editor-chefe do Portal Aeroflap; Simone Kafruni, repórter do Correio Braziliense; Vinícius Casagrande, jornalista especializado em aviação; Leonardo Cassol, editor do Melhores Destinos; e Karen Bonfim, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O Fórum contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais. O foco da pauta do evento foi sobre a recuperação da aviação pós-pandemia, com apresentação de propostas e iniciativas para a retomada do transporte aéreo no Brasil e no mundo.
O evento contou, ainda, com agenda estratégica da ANAC, ABEAR/IATA/ALTA, da Administração de Segurança dos Transportes dos EUA (TSA) e do Parque Tecnológico São José dos Campos. Todo o conteúdo da programação está disponível na Plataforma AirConnected DX: https://airconnecteddx.com.br/
FORMATO INOVADOR
O AirConnected DX foi desenvolvido para garantir um ambiente onde é possível a conexão e a interação entre os participantes, garantindo o engajamento antes, durante e pós-evento, por meio de uma experiência digital simples e intuitiva. A plataforma permitiu a realização de reuniões de negócios, exposição de produtos na expo virtual, fórum, entre outras ferramentas desenvolvidas pela Necta para atender ao evento e perfil do público participante.
Apoio: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Ministério da Infraestrutura; Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); Infraero; Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA); Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesata); Serviço Comercial dos EUA (CS); e Business France.
Patrocinadores: Collins Aerospace, Embry-Riddle, Hobeco; Infraway Engenharia, Leidos, Nuctech, Parque Tecnológico São José dos Campos, SAAB, SITA, Strozzi Hoffmann Advogados, Thales, Urban Systems e Valgo.
Dados do setor: Com importância fundamental para o desenvolvimento do Brasil, a aviação contribui com US$ 153 bilhões do PIB (Produto Interno Bruto) na América Latina, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). Informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura apontam que o Brasil tem a maior carteira de ativos do mundo, com quase 50 aeroportos que serão ofertados aos investidores privados no decorrer dos próximos semestres.
Fonte: Comunicação e Imprensa do AirConnected – Digital Xperience