A empresa, que foi lançada como uma plataforma de gestão de negócios, dribla o cenário da pandemia da Covid-19 e se torna referência em iniciativas online. A Necta contabilizou, apenas no ano passado, 418 eventos digitais e um portfólio de clientes satisfeitos e impactados por suas inovações 

Como atuar no mercado de eventos que, no geral, necessita envolver grande estrutura de pessoas e em meio a pandemia da Covid-19? Sem dúvida, essa foi a pergunta principal dos profissionais e empresas que trabalham no mercado de eventos, no ano passado. E para a Necta não foi diferente. A plataforma lançada no início de 2020 (a partir da Sator) necessitou rever toda a estratégia pouco tempo depois de iniciar as operações.

Diante de um mercado em retração, onde o distanciamento social significa preservar vidas e que, de acordo com uma Pesquisa do Sebrae, 98% das empresas do segmento sofreram impactos da pandemia da Covid-19, com uma média de 12 eventos cancelados por empresa, se reinventar foi a palavra de ordem para a Necta. 

Nesse sentido, o primeiro passo da organização foi usar a expertise já em operação na empresa, como a forma de atuação 100% remota, visto que, desde 2018, a Necta implantou o sistema home office para todos os colaboradores, não dependendo mais de espaço físico.

“Por atuar no setor de smart cities sempre olhamos a pauta da mobilidade corporativa com uma visão de longo prazo e, essa estratégia e forma de gestão já tinha um impacto importante e decisivo em nossos processos. No entanto, com o cenário da pandemia, essa decisão tomou proporção ainda mais significativa, pois já estávamos com a casa arrumada e precisávamos partir para as ações focadas nos nossos projetos e de parceiros, considerando já de imediato que, em 2020, seria impossível a realização de eventos presenciais, principalmente para o mercado em que atuamos, pois as ações demandam estrutura para até cinco mil pessoas, ou seja, impensável de acontecer na atual conjuntura”, destaca Paula Faria, CEO da Necta.

Como viabilizar o primeiro evento digital e realizar 418 iniciativas em 2020?

A primeira ação presencial da Necta estava programada para a primeira quinzena de março de 2020 e, assim que as autoridades anunciaram as medidas iniciais de restrições no país, em março, a companhia já iniciou o processo de adaptabilidade para o formato digital e, no mesmo mês, o projeto já estava em operação.

“Nosso maior desafio foi encontrar ferramentas e tecnologias viáveis e que atendessem a demanda dos nossos projetos e dos nossos parceiros. Como não encontramos no mercado as soluções, a nossa equipe desenvolveu o que precisávamos, entendendo que a nossa presença nesse mercado deveria ser pautada muito além das lives. Assim, com a equipe competente que temos e toda a nossa expertise, não apenas em organizar eventos, mas em conectar pessoas e organizações com os mesmos propósitos, iniciamos o desenvolvimentos de ferramentas capazes de replicar a experiência presencial no ambientes digital ou híbrido”, disse Paula Faria.

Plataforma com total interação entre os diversos públicos 

O principal legado da Necta em 2020 foi entender que, com a equipe preparada, implementar as inovações necessárias para atender às novas demandas do mercado consistia, também, em trazer para o ambiente virtual os protocolos exigidos no presencial, especialmente pelo fato da companhia atuar diretamente com autoridades dos diversos setores. 

“Desenvolvemos plataformas e ferramentas capazes de permitir, simultaneamente e ao vivo, a conexão com até 300 palestrantes, por meio de até 12 palcos simultâneos, com total interação do público participante. Nesse mesmo ambiente, implementamos conexões de reuniões de negócios, atendimento à imprensa, exposição virtual de patrocinadores e acesso posterior aos conteúdos transmitidos ao vivo para todos os inscritos nas iniciativas Necta e de parceiros. Também trouxemos para o nosso portfólio a experiência dos eventos híbridos e que, sem dúvida, serão trabalhados na nossa agenda 2021″, comentou Paula. 

Cenário de negócios para parceiros 

A Necta trabalha as oportunidades dos clientes e parceiros considerando todo o mercado próprio de atuação, com destaque para as iniciativas de cidades, mobilidade, transporte áereo, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões, segurança pública, inovação social, tecnologia, entre outros. 

“Em todo esse contexto de inovação e tecnologia também foi necessário repensar o mercado de oportunidade para os nossos parceiros, clientes e patrocinadores. Quando olhamos um projeto, seja ele nosso ou parceiro, desenvolvemos uma estratégia 360º, onde contribuímos de forma fundamental com o desenvolvimento de temas, parcerias, estratégia de marketing, comunicação e imprensa, entre outros, permitindo maximizar o alcance da ação junto ao público de interesse e a sociedade em geral. A nossa contribuição está além de organizar e viabilizar o evento, pois promovemos conexões com propósito e oferecemos as ferramentas necessárias para que isso aconteça, que a experiência de todos os envolvidos seja o principal decisor das nossas ações”, comenta Paula. 

Cenário 2021

Para 2021 a Necta preparou uma agenda robusta e traz muitas inovações de ferramentas e de parcerias, principalmente para as ações de cidades, mobilidade e transporte aéreo, que serão marcadas por iniciativas no cenário nacional e internacional. 

Já para os eventos parceiros, a empresa mantém a carteira de 2020 e expande a estrutura para novos eventos nos formatos 100% digital e híbrido. 

“Temos uma meta robusta, mas ao mesmo tempo conservadora para o mercado em 2021. No entanto, trabalhamos com infraestrutura e capacidade para dobrar o total de ações na comparação com 2020. Já definimos a agenda para alguns projetos próprios da Necta e de parceiros e, em breve, teremos novos lançamentos”, conclui Paula Faria, CEO da Necta.

SOBRE A NECTA

A plataforma Necta valoriza a pluralidade como um meio de ampliar as perspectivas pelas quais desenvolve seus projetos, com relevância fundamental para a pesquisa, inovação, informação, conexão e o impacto para implementação de projetos.

Fazem parte da metodologia da empresa: Inspirar – Imersão no setor com mapeamento de redes, coleta de informações, dados, referências e tendências do mercado; Criação de plataforma com ferramentas de comunicação, incluindo sempre um evento para garantir o ambiente presencial para estabelecer as conexões; Inovação por meio da utilização de tecnologias, tanto para disseminar a informação, quanto para tornar os eventos presenciais mais interativos e dinâmicos; Informação para todo o ecossistema mapeado nas fases de inspiração e criação do projeto; Conexão entre as organizações com os temas propostos nas ações da plataforma, principalmente no evento presencial; e Impacto e transformação: com o término do ciclo das atividades da plataforma com a realização do evento.

A Plataforma se destaca, ainda, por atuar com uma equipe horizontal, conectada, digital e ágil, com foco no resultado. A Necta é uma empresa resultante da Sator, que nasceu em 2005 como uma organização de produção de eventos, passando a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava.

Mais informações: www.nectainova.com.br 

 

Relações com a imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Necta
Eliane Jerônimo Bueno (Mtb 50559)
+55 11 99234-4911