A reinvenção da forma de atuação da Necta mudou a perspectiva da empresa em relação à promoção das iniciativas para os mercados de cidades, mobilidade urbana e transporte aéreo

 

Entre parar ou reinventar a operação em meio à pandemia da Covid-19, a Necta optou pela reinvenção e colocou em prática a sua missão: promover conexões com propósito, adaptando a relação com os seus diferentes públicos para o ambiente digital. 

Criação de plataformas online para acomodar as necessidades de setores como cidades, mobilidade urbana e transporte aéreo, além da implementação de novas ferramentas e tecnologias que aproximam a experiência do evento presencial para o virtual, e eventos híbridos, foram algumas das soluções incorporadas pela empresa nos últimos meses.  

Dessa forma, enquanto o setor no país atingiu grande retração ano passado, a empresa fechou 2019 com 418 eventos digitais realizados para setores diversos, incluindo iniciativas próprias e de parceiros.  A plataforma trabalhou as oportunidades considerando todo o ecossistema próprio de atuação, com destaque para as iniciativas de cidades, mobilidade, transporte aéreo, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões, segurança pública, inovação social, tecnologia, entre outros.

 

PESQUISA NECTA SOBRE O MERCADO DE EVENTOS

Nesse cenário, a empresa ousou no planejamento de 2021, confirmando a agenda de eventos 100% digitais e/ou híbridos. Para a definição dessa agenda, acompanhar as expectativas do mercado e dos clientes foi fundamental. Assim, já no início do ano, a Necta fez uma pesquisa junto aos setores e atuação, onde foram entrevistados 117 organizações.

Os participantes responderam às perguntas: qual a preferência de formato para os eventos que serão realizados em 2021; qual foi o orçamento previsto se comparado aos investimentos realizados antes da pandemia; se o investimento em marketing e eventos digitais podem trazer melhores resultados que eventos presenciais; e, ainda, as opções fundamentais para um evento de sucesso. 

E o levantamento apontou que 68% das organizações optaram por realizar eventos digitais;  24% no formato híbrido; 6% presencial; e 2% ainda não decidiram o formato.  Já na comparação dos eventos presenciais com os digitais, a pesquisa apresenta que 62% acreditam que o formato digital pode ser um ótimo complemento dos eventos presenciais;  23% entendem que os eventos digitais vão diminuir no pós-pandemia; 9% entendem que as conexões das ações digitais não se comparam ao modelo presencial; e 6% acreditam que o digital vai substituir o presencial.

“Com esse panorama do mercado e muito no contexto da atuação da Necta, iniciamos 2021 com 43 eventos confirmados. Planejamos as ações considerando todos os possíveis cenários da pandemia no País e no mundo, implementando ferramentas, tecnologias, novos modelos de gestão, por meio de iniciativas que gerem resultados além das nossas expectativas”, cita Paula Faria, CEO da Necta. 

Outro ponto importante sobre a Pesquisa Necta foi  sobre o valor do orçamento planejado para 2021, na comparação com 2019, onde 7% aumentou o orçamento, 23% manteve e 31% apontou que diminuiu. Já 38% não tinha definido valor ou não tinha certeza se terá orçamento ou já definiu que não fará nenhum orçamento”.  

A pesquisa Necta também revela a percepção dos participantes sobre um evento de sucesso, onde se destacam:  conteúdo relevante e personalizado, participação como palestrante na grade de programação, ferramentas de interação entre os participantes, presença nas redes sociais e, ainda, a possibilidade de conexões de negócios, no virtual.

 

NOVAS PARCERIAS E ATENÇÃO AOS PROTOCOLOS 

A companhia também buscou novas parcerias para aumentar o alcance das pautas trabalhadas, como para o mercado de cidades e mobilidade urbana, por meio da cooperação com o Estadão. Desenhar as ações presenciais respeitando todos os protocolos de saúde, segundo os órgãos governamentais, também está nas prioridades da Necta. 

“Buscar novas formas de atuar e o trabalho conjunto, com a união dos atores dos vários ecossistemas faz parte da nossa jornada de trabalho. E a nossa parceria com o Estadão Mobilidade reflete exatamente isso. Já em relação às ações que possibilitam a presença física dos participantes, definimos a prioridade no cumprimento de todas as determinações de saúde e, assim, conseguimos a retomada segura das ações presenciais, fundamental para o atual cenário”, destacou Faria. 

 

AGENDA NECTA 2021 (ATÉ O MOMENTO)

CIDADES E MOBILIDADE URBANA 

Evento nacional Connected Smart Cities & Mobility
Data: Entre 01 e 03 de setembro de 2021
Formato: Híbrido
Local: Presencial em São Paulo/SP, no Frei Caneca
Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/ 

Agenda de eventos regionais Connected Smart Cities & Mobility – entre 23 de fevereiro e 17 de agosto de 2021, nas 27 capitais.
Formato: 100% virtual
Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/eventos-regionais/ 

23/02 – Salvador (BA) – Já realizado e disponível aqui 

02/03 – Vitória (ES) – Já realizado e disponível aqui  

09/03 – Belém (PA) – Já realizado e disponível aqui  

16/03 – Campo Grande (MS)

26/03 – Curitiba (PR)

30/03 –  Maceió (AL)

06/04 – Manaus (AM) 

13/04 – Recife (PE)

20/04 – Rio de Janeiro (RJ)

27/04 – Rio Branco (AC)

04/05 – Fortaleza (CE)

11/05 – Porto Alegre (RS)

18/05 – Palmas (TO)

25/05 – São Luís (MA)

01/06 – Goiânia (GO)

08/06 – Florianópolis (SC)

15/06 – João Pessoa (PB)

22/06 – Belo Horizonte (MG)

29/06 – Macapá (AP)

06/07 – Aracaju (SE)

13/07 – Brasília (DF)

20/07 – Cuiabá (MT)

27/07 –  Natal (RN)

03/08 – Porto Velho (RO)

10/08 – Teresina (PI)

17/08 – Boa Vista (RR)

24/08 – São Paulo (SP)

 

1º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica (da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME)
Data: 15 de março de 2021
Formato: 100% virtual
Mais informações: https://evento.pnme.org.br/1o-anuario-brasileiro-de-mobilidade-eletrica/ 

Série Especial: Os Desafios do Transporte Coletivo de Passageiros de Minas Gerais (Seinfra – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo de Minas Gerais)
Data: 15/04; 29/04; 13/05; 27/05; 10/06; e 24/06
Formato: 100% virtual
Mais informações:  https://evento.connectedsmartcities.com.br/ 


TRANSPORTE AÉREO

Evento nacional AirConnected
Data: Entre 01 e 03 de setembro de 2021
Formato: Híbrido
Local: Presencial em São Paulo/SP, no Frei Caneca
Mais informações: https://airconnected.com.br/ 


INOVAÇÃO SOCIAL

Festival ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos)
Data: 28 e 29 de junho de 2021
Formato: Híbrido
Local: Presencial em São Paulo/SP, no Frei Caneca
Mais informações: https://festivalabcr.org.br/ 

 

ENERGIA

UK & Brazil: Partners in Energy 2021 – 8ª edição
Data: Entre 15 e 18 de março de 2021
Formato: Híbrido
Formato: 100% virtual
Mais informações: https://www.events.great.gov.uk/ehome/index.php?eventid=200219892&


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Projeto de Mapeamento de Oportunidades em Inteligência Artificial no Brasil e Reino Unido (Governo Britânico)
Data: Primeiro semestre 2021
Formato: Digital
Em breve mais informações

 

SOBRE A NECTA

A plataforma Necta valoriza a pluralidade como um meio de ampliar as perspectivas pelas quais desenvolve seus projetos, com relevância fundamental para a pesquisa, inovação, informação, conexão e o impacto para implementação de projetos.

Fazem parte da metodologia da empresa: Inspirar – Imersão no setor com mapeamento de redes, coleta de informações, dados, referências e tendências do mercado; Criação de plataforma com ferramentas de comunicação, incluindo sempre um evento para garantir o ambiente presencial para estabelecer as conexões; Inovação por meio da utilização de tecnologias, tanto para disseminar a informação, quanto para tornar os eventos presenciais mais interativos e dinâmicos; Informação para todo o ecossistema mapeado nas fases de inspiração e criação do projeto; Conexão entre as organizações com os temas propostos nas ações da plataforma, principalmente no evento presencial; e Impacto e transformação: com o término do ciclo das atividades da plataforma com a realização do evento.

A Plataforma se destaca, ainda, por atuar com uma equipe horizontal, conectada, digital e ágil, com foco no resultado. A Necta é uma empresa resultante da Sator, que nasceu em 2005 como uma organização de produção de eventos, passando a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava.
Mais informações: www.nectainova.com.br


Relações com a imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Necta
Eliane Jerônimo Bueno (Mtb 50559)
+55 11 99234-4911