Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o PNUMA irá promover diversos debates sobre preservação ambiental entre os dias 07 e 11 de junho

Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data para ação ambiental, unindo governos, empresas e pessoas para debaterem ações  que busquem a promoção do desenvolvimento sustentável. Desde 1974, a data é celebrada todos os anos em 5 de junho, sendo que, a cada ano, a organização do dia é realizada por um país diferente, onde as comemorações oficiais acontecem.

Com a meta de expandir e restaurar as florestas do país em cinco anos com um ‘tsunami de 10 bilhões de árvores’, o Paquistão será o próximo anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o tema Restauração de Ecossistemas, o PNUMA pretende impulsionar mudanças em hábitos de consumo e nas políticas ambientais nacionais e internacionais.

Restaurar ecossistemas significa auxiliar na recuperação de ecossistemas degradados ou destruídos, assim como promover a conservação dos que ainda estão intactos. Até 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas degradados pode gerar até U$ 9 trilhões em serviços ecossistêmicos, além de remover de 13 a 26 gigatoneladas de gases de efeito estufa da atmosfera.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil irá realizar, de 7 a 11 de junho, uma série de webinars que buscam debater os aspectos fundamentais para a conservação e restauração dos ecossistemas de todos os biomas brasileiros. Confiras:

AMAZÔNIA 

Sendo o lar de mais de um terço das espécies do planeta, a Amazônia sofre com a exploração indevida que causa danos irreversíveis para o equilíbrio ambiental. No dia 07 de junho, acontecerá o webinar que discutirá os aspectos fundamentais para a conservação e restauração do bioma amazônico.

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

OCEANOS

Os Oceanos abrigam uma biodiversidade da qual dependem mais de 3 bilhões de pessoas  ao redor do mundo, além de garantirem a regulação climática do planeta. O webinar que acontecerá no dia 08 de junho conta com a participação de especialistas para discutir os desafios acerca da sobrepesca, mudanças climáticas, despejo de águas residuais e a poluição plástica que ameaçam esse ecossistema.

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

MATA ATLÂNTICA

Com cerca de 70% da população brasileira vivendo no território de Mata Atlântica e utilizando diariamente de suas nascentes e mananciais para abastecimento urbano, o bioma sofre com problemas de crise hídrica graças à degradação ambiental, desmatamento e poluição. Organizado em parceria com a TNC Brasil e a Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura, o webinar, que acontecerá no dia 09 de junho, tem como objetivo debater estratégias de restauração da Mata Atlântica.

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

CERRADO

Contando com 2 milhões de km² espalhados por 10 estados, o Cerrado é a segunda  maior formação vegetal brasileira. Em parceria com WWF Brasil e a Araticum, o webinar do dia 10 de junho irá discutir os aspectos fundamentais para a conservação e restauração deste bioma que é hoje um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo.

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

CAATINGA, PAMPA E PANTANAL

O webinar dos três biomas acontecerá no dia 11 de junho em parceria com a Sociedade Brasileira para a Restauração Ecológica. Com ecossistemas complexos, a Caatinga, Pampa e Pantanal representam parte crucial da biodiversidade do país, sendo que o webinar tem como meta discutir os aspectos fundamentais para a conservação e restauração desses biomas.

Confira mais informações sobre o webinar aqui.

Para saber mais sobre a iniciativa do Programa para as Nações Unidas para o Meio Ambiente, clique aqui.