Parceria entre Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão realiza evento que vai discutir o deslocamento das pessoas nas cidades  

Para engajar 2022 na discussão das garantias de deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa, acontece, entre os dias 23 e 25 de junho, o Parque da Mobilidade Urbana na “esquina da América Latina em São Paulo”. 

O bordão define o conjunto arquitetônico do Memorial da América Latina, na Barra Funda, capital paulista, e o local foi escolhido para sediar o evento que vai promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva, por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo. 

O Memorial da América Latina é um espaço que integra e proporciona a troca de informações entre os países latino – americanos, suas raízes e culturas. O objetivo do local é estreitar as relações políticas, econômicas, sociais e culturais. Também é a sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência. A identificação do espaço se dá pela escultura Mão, de Oscar Niemeyer. 

O evento é uma iniciativa da plataforma Connected Smart Cities e o caderno Mobilidade Estadão e vai oferecer diversas atividades com a expectativa de trazer um novo olhar para a mobilidade urbana.  

 

O projeto

O Parque da Mobilidade Urbana vai promover o encontro do ecossistema apresentando conteúdos, entrevistas, vídeos e eventos realizados durante o ano de 2021, pela plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão. Mais que um evento, o PMU vai compartilhar experiências, engajar discussões e realizar ações concretas que serão desenvolvidas de forma colaborativa com diversos parceiros. 

A proposta inovadora do Parque vai proporcionar a conexão dos atores do ecossistema de mobilidade urbana no Brasil, contando com exposição de produtos, serviços e tecnologias; demonstrações interativas; test-drive e test-ride; atividades recreativas; espaços de convivência e muito conteúdo relevante acerca desse universo.

Serão usados os auditórios gabo e multiuso para as apresentações, e a praça da sombra e marquise para exposições. A divisão será feita entre:

  • Espaço Mobilidade Disruptiva – com apresentações de drones, veículos autônomos, realidade virtual, além de inovações, tecnologias e tendências que impulsionam mudanças significativas na mobilidade urbana;
  • Espaço Mobilidade Sustentável – que vai apresentar discussões sobre transporte coletivo, mobilidade elétrica, infraestrutura cicloviária, test-drive e também test-ride com bicicleta, patinete, scooter e motos elétricas; 
  • Espaço Mobilidade Inclusiva – apresentando os espaços e serviços públicos urbanos com a ideia de trazer a igualdade entre os cidadãos de forma eficiente;
  • Espaço Logística Inteligente Urbana – abordando o impacto do delivery e do e-commerce para a mobilidade urbana, além de logística inteligente e integrada de cargas, segurança dos motoristas e multimodalidade nas cidades;
  • Espaço Experiência Multimodal – em que todos os visitantes devem se inscrever pelo site e dizer como é possível chegar ao Parque (no Memorial da América Latina) utilizando, no mínimo, 3 modais, preferencialmente, compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.

O Parque da Mobilidade Urbana é uma das ações que vai compor, ao longo do ano, a 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, junto da 3ª edição do AirConnected, entre os dias 04 e 05 de outubro. O evento é o maior do Brasil que reúne projetos e debate ideias acerca da mobilidade urbana, cidades inteligentes e todo o setor aeroespacial.