Realizada pelo Connected Smart Cities, em conjunto com o Mobilidade Estadão, a iniciativa fundamenta a discussão sobre mobilidade urbana direcionada ao desenvolvimento sustentável, disruptivo e inclusivo. 

O crescimento acelerado das cidades, a partir da expansão da urbanização, desafia cada vez mais o poder público e gestores de negócios a buscarem soluções estratégicas para o aperfeiçoamento da dinâmica do ecossistema de mobilidade em prol da maior integração e do incentivo à sustentabilidade no funcionamento de espaços compartilhados.

Para discutir o futuro das cidades e buscar resultados eficientes em termos de desenvolvimento urbano, será realizada a segunda edição do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), entre os dias 22 e 24 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento reúne os principais agentes dos mercados de negócios voltados aos segmentos automotivo, de mobilidade elétrica, transporte individual, coletivo, alternativo, startups, empresas interligadas à área de infraestrutura, seguradoras, entre outras. 

O PMU também é uma oportunidade inédita para empreendedores apresentarem e compartilharem tendências e uma diversidade de conteúdo dentro do universo da mobilidade, a partir da exposição de produtos, serviços e tecnologias. Realizada pelo Connected Smart Cities, em conjunto com o Mobilidade Estadão, a iniciativa fundamenta a discussão sobre mobilidade urbana direcionada ao desenvolvimento sustentável, disruptivo e inclusivo. 

Pilares de desenvolvimento da mobilidade urbana

Para a construção de um ecossistema equilibrado, equitativo e sustentável, o PMU tem o propósito de levantar discussões sobre a importância de investimentos em mobilidade urbana moderna e sustentável embasados no uso de energias limpas e renováveis, seguindo princípios fundamentais da agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de incentivo à redução de emissão de poluentes provindas de atividades urbanas (com meta de zero carbono) e de liberação de resíduos no ambiente.

Além de ser um momento ideal para troca colaborativa de informações e conhecimentos, o PMU compartilhará tendências disruptivas dos mercados de tecnologia, inovação e infraestrutura, incluindo  experimentações e demonstrações de serviços e produtos, como o uso de drones. E não menos importante, serão apresentadas práticas de mobilidade inclusiva e de acessibilidade,  que facilitam o usufruto de serviços e vivência em áreas urbanas pelos cidadãos, independentemente de raça, gênero, etnia e condições físicas limitantes.

“No último ano, o evento conseguiu trazer resultados promissores referentes às ações de empresas focadas na busca de mudanças e transformações de cenários de mobilidade urbana”, analisa o diretor da Publishing House do Estadão, Marcos Emílio Gomes.

Paula Faria, idealizadora do evento e da Plataforma Connected Smart Cities, ressalta ainda que, neste ano, o PMU vai aprofundar os debates sobre a importância de se investir em projetos multimodais de estruturação de cidades. “O intuito é atingir avanços no planejamento urbano integrado e facilitar a gestão de deslocamentos de pessoas, priorizando opções logísticas que facilitem suas rotinas e favoreçam a qualidade de vida, a partir de um trabalho conjunto entre protagonistas do setor público e empresários”, afirma.

Espaços estratégicos de interação

Além de proporcionar aberturas de debates, palestras e painéis de discussão, os presentes poderão experimentar sessões de test-drive de carros elétricos e test-ride de bicicletas, patinetes, entre outros meios de locomoção. Em breve, o Portal exclusivo do PMU disponibilizará mais informações sobre o evento, inclusive a programação na íntegra, que poderão ser conferidas no link.


PMU

2ª edição do Parque da Mobilidade Urbana
A iniciativa possibilita a reunião de profissionais e apresentação de projetos voltados à modernização de práticas de mobilidade urbana, a partir de propostas de soluções de eficiência energética, e implementação de cidades inteligentes, que considerem ações de governança ambiental, inclusão e respeito aos direitos sociais, principalmente nos quesitos de ir e vir de indivíduos, com segurança, agilidade e comodidade.

“O objetivo é incentivar a conexão entre atores estratégicos para a promoção de iniciativas positivas voltadas ao universo da mobilidade que valorizem as temáticas de Inovação e ESG (Environmental, Social and Governance), de otimização na utilização de fontes de energia e busca da preservação ambiental, para o desenvolvimento do ecossistema de mobilidade urbana”, finaliza Paula.