Idealizado pela Plataforma Connected Smart Cities, o evento integra uma agenda estratégica de ações em prol da construção de cidades mais inteligentes.

No cenário contemporâneo, o avanço tecnológico global é cada vez mais evidente, aumentando a geração de dados e acelerando a troca de informações entre as pessoas. Para o poder público acompanhar esta realidade e conseguir oferecer serviços mais eficientes e de qualidade à população, são necessários investimentos em soluções digitais, de inovação e integração.

O caminho é desafiador e o Brasil ainda precisa avançar para se tornar uma nação amplamente digital. De acordo com trecho de um artigo do arquiteto, fundador e CEO da Aprova Digital, Marco Antonio Zanatta, publicado, em fevereiro deste ano, no Portal Connected Smart Cities, que cita dados recentes coletados pela ferramenta Mapa do Governo, no âmbito nacional, “apenas um de cada cinco municípios pesquisados possui uma estratégia de transformação digital.”

Para discutir a questão, analisar tendências e buscar alternativas para a construção de um ecossistema colaborativo capaz de criar uma comunidade GovTech no Brasil, a plataforma Connected Smart Cities (CSC) promoverá, no dia 19 abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de São Paulo, o CSC GovTech

O encontro reúne os principais atores do mercado privado de tecnologia e gestores públicos com o propósito de debater estratégias simples, eficientes e transparentes para o desenvolvimento de ferramentas, políticas e modelos de gestão mais produtivos e comprometidos com o bem-estar do cidadão.

A iniciativa conta com o patrocínio da plataforma 1 Doc, Dígitro Tecnologia, DATAPROM e Prefeitura de Jundiaí, somando-se aos parceiros estratégicos: Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), BrasilLAB e Colab. Além do apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e empresas Business, France, Facens e KPTL.

“O CSC GovTech tem a missão de promover espaços de integração e intercâmbio de experiências, aprendizados e conhecimentos sobre recursos e técnicas de utilização de tecnologia no setor público. Além de fundamentar, a partir do compartilhamento de ações e resultados no mercado, os benefícios que soluções em modernização e inovação podem proporcionar para a configuração de uma sociedade mais digital, resiliente e inclusiva”, explica a CEO e idealizadora da Plataforma Connected Smart Cities, Paula Faria.   

Estrutura e relevância do evento

A primeira edição do CSC GovTech será presencial e deve contar a presença de mais de 1.000 participantes e 100 palestrantes, abrangendo 6 auditórios simultâneos e 30 painéis de discussão. Dentro de um espaço de 3 mil m², haverá ainda feiras de negócios, áreas exclusivas para a realização de reuniões, rodadas de conexões e calls. Os presentes também receberão certificados de participação das atividades do evento.

“A ocasião é uma oportunidade única para atores do governo e empresários debaterem caminhos viáveis para a busca de meios eficazes capazes de controlar e gerar maior produtividade, agilidade e transparência de operações governamentais no universo digital”, destaca Jeferson Castilhos, um dos fundadores da plataforma 1Doc. 

1ª edição CSC GovTech: abertura e programação inicial

O CSC GovTech começará a partir das 9h, com término previsto às 18h. Na abertura, serão abordados os temas: Prefeitura digital: eficiência, rastreabilidade, economia e agilidade; O papel do Governo Federal na transformação digital das cidades. Além da apresentação dos destaques do Ranking Connected Smart Cities 2022, na categoria Tecnologia e Inovação.

Serão abordados ainda temas como modelos de financiamento e de contratação pública nas cidades brasileiras; engajamento do governo e políticas ativas para apoio, divulgação e impulsionamento da contratação de serviços e soluções GovTechs; infraestrutura digital, técnicas de navegação seguras e proteção de dados pessoais na nuvem; Design thinking, desafios e liderança digital; dados Geoespaciais, gêmeos digitais e metaverso para a criação de cidades mais inteligentes; resiliência cibernética:como a colaboração entre o público e o privado pode promover a segurança na busca de um processo de digitalização transformadora; dentre outros.

Confira os primeiros palestrantes confirmados

Além da idealizadora do CSC GovTech, Paula Faria, estarão presentes no evento: O professor de GeoAnalytics, chefe do Departamento de Tecnologia e Data Science da FGV EAESP e fundador do GisBI, Eduardo de Rezende Francisco; CEO e cofundador da BrazilLAB, Guilherme Dominguez; presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte; coordenador de Transferência de Tecnologia e Head do Centro Colaborador da OPAS/OMS “BRA-61”, Marcelo Batista Nery; CEO da KPTL, Renato Ramalho e a docente e pesquisadora da Uninove e do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Tatiana Tucunduva P. Cortese.

Para mais notícias, informações sobre inscrições e acompanhar a atualização da programação do CSC GovTech 2023, acesse o portal aqui.

Serviço

CSC GovTech  

Data: 19 de abril de 2023

Horário: 9h às 18h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo