Evento em Salvador reúne líderes, especialistas e palestrantes renomados para discutir inovações e estratégias para cidades inteligentes no Nordeste.

O maior e mais importante evento de cidades inteligentes do país chega ao Nordeste com mais uma edição regional. Sediado em Salvador, capital da Bahia, o Connected Smart Cities Regional Nordeste reunirá mais de 2 mil participantes, incluindo representantes dos 9 estados da região. Com o Nordeste concentrando 26,9% da população do país em quase 1.800 cidades e respondendo por 15% do PIB brasileiro, o evento surge como um espaço vital para discutir soluções e oportunidades que impulsionam o desenvolvimento urbano.

Destaques da Programação:

Com 6 palcos simultâneos, 18 painéis, mais de 28 horas de conteúdo e mais de 100 palestrantes confirmados, o evento abordará temas cruciais para o avanço das cidades nordestinas, como Cidades Prósperas, Cidades Empreendedoras, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Conectadas, Cidades Resilientes e Inclusivas, Mobilidade Ativa, Data Analytics, Tendências e Conectividade e Integração.

Além das palestras e painéis, os participantes terão acesso a rodadas de negócios, work stations e uma exposição com as soluções e tecnologias mais inovadoras para a região. 

Destaques Regionais:

As cidades do Nordeste saíram na frente quando se trata de planejamento para o desenvolvimento de cidades inteligentes, com exemplos de PDTCI, PMCI, PECI e outros formatos de plano que estruturam planejamento eficiente para a transformação das cidades locais. Salvador foi a pioneira em uma plataforma de tecnologia inteligente em gestão do transporte, que desde 2015 monitora, em tempo real, todos os ônibus da cidade 24h por dia.

O Nordeste reúne 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do Brasil e no ensino fundamental 2 marca presença com 88 unidades. Além disso, a região é referência em investimentos em ambientes de inovação, em infraestrutura tecnológica, além da desburocratização para abertura de novas empresas.

Para enfrentar os desafios relacionados à infraestrutura e aos serviços públicos, o evento contará com a participação de empresas e concessionárias responsáveis pela distribuição de água, saneamento, telecomunicações e gestão de resíduos sólidos. Estas entidades, juntamente com especialistas do setor, compartilharão soluções já implementadas e servirão como modelos inspiradores para o desenvolvimento de outras cidades, visando superar os padrões nacionais.

Além disso, serão evidenciados os diversos pilares que compõem as cidades inteligentes e que já se destacam em municípios do Nordeste. Isso inclui o planejamento urbano, com ênfase no exemplar Plano de Cidades Inteligentes adotado por Salvador; a inovação tecnológica, impulsionada pelo Polo Tecnológico de Recife; a qualidade da educação básica, com notável desempenho em Fortaleza; a digitalização dos serviços públicos, exemplificada pela plataforma Ajuinteligente, de Aracaju; e o progresso econômico de várias cidades locais, além de avanços em empreendedorismo, segurança, energia e outros aspectos relevantes.

Perfil do Público:

Prefeitos, secretários e representantes das cidades dos 9 estados nordestinos estarão presentes para discutir as particularidades de suas cidades, mapear desafios e oportunidades, e buscar soluções integradas e inovadoras para impulsionar o desenvolvimento urbano na região.

Palestrantes Confirmados:

Com mais de 100 palestrantes, a lista de confirmados conta com: Bernardo D´Almeida, Presidente – EMPREL, Bruno Reis, Prefeito – Prefeitura de Salvador, Carlos Marques Dunga Júnior, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – Prefeitura de Campina Grande, Iara Negreiros, Sócia – Spin Soluções Públicas Inteligentes Consultoria, Joanna Guerra, Secretária Municipal de Planejamento – Prefeitura de Natal, Mila Paes, Secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda – Prefeitura de Salvador, Paula Faria, CEO e Idealizadora da Plataforma Connected Smart Cities, Pablo Silva Souza, Diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade – Prefeitura de Salvador, Priscila Romano Pinheiro, Diretora de Relações Institucionais – SalvadorPAR, Samuel Pereira Araújo, Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia – Prefeitura Salvador, Thayane Carvalho, Analista de Negócios – Scipopulis, Vitor Amuri, Sócio e Diretor de Projetos – SPIn Soluções Públicas Inteligentes Consultoria, Lucas Florencio, Sócio Cofundador – Al Drones, Willian Rigon, Sócio-diretor de Novos Negócios – Plataforma Connected Smart Cities & Mobility, Wlader Peres, Diretor Técnico de Infraestrutura – Companhia de Governança Eletrônica de Salvador e mais.

Data e Local:

18 de abril de 2024 – 09h00 às 18h00

Centro de Convenções Salvador – Salvador – BA

Para se inscrever acesse: https://evento.connectedsmartcities.com.br/evento-regional-nordeste/

Sobre a Necta

A Necta é uma das principais promotoras de conteúdo e eventos no Brasil especialista em aproximar os públicos B2B, B2G, G2B e G2G através da implementação de atividades orientadas a impactar positivamente os ecossistemas onde estão inseridas.

Criamos plataformas que conectam pessoas e transformam ecossistemas por meio de soluções de conteúdo especializado, promoção de eventos de negócios, premiações, cursos, rankings, estudos, marketplace e utilização de ferramentas de inteligência de mercado.

Somos os idealizadores e realizadores do Connected Smart Cities, única plataforma de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e da principal plataforma de PPPs e Concessões, o P3C Investimentos em Infraestrutura.