Encontro no Museu Nacional da República abordou financiamento, descarbonização e segurança no transporte público, consolidando avanços para a mobilidade sustentável.

O Parque da Mobilidade Urbana Regional Distrito Federal, realizado no dia 21 de novembro de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contou com a participação de 217 pessoas, que puderam acompanhar 9 horas de conteúdo sobre os principais desafios e oportunidades no setor de mobilidade em duas trilhas de conteúdos que abordaram o transporte coletivo, bem como logística nas cidades, segurança viária e mobilidade ativa e ruas completas.

A abertura oficial reuniu especialistas e autoridades na área. Paula Faria, idealizadora do Parque da Mobilidade Urbana abriu o evento dando as Boas vindas e relatando a importância do debate no Distrito Federal. Sérgio Avelleda, sócio-fundador da Urucuia: Consultoria em Mobilidade Urbana., curador do evento, falou da importância de discutir os temas do encontro no Distrito Federal, enquanto Willian Rigon, sócio do Parque, abordou os Indicadores de Mobilidade Urbana do Ranking Connected Smart Cities e trouxe recortes do Distrito Federal e da Região Centro-Oeste.

Completaram a cerimônia de abertura: Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Marcos Daniel Souza dos Santos, Diretor na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana; e Marco Antônio Costa Júnior, Diretor-Presidente da FAPDF – Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, apresentando também os destaques da Fundação no âmbito da inovação e da mobilidade urbana.

Durante o encontro, os debates foram focados em temas fundamentais para o futuro da mobilidade urbana. As discussões sobre financiamento e descarbonização do transporte público ganharam destaque, apontando caminhos para assegurar sistemas mais acessíveis e ambientalmente responsáveis. A qualidade do transporte público e as estratégias para implementação da visão zero em segurança viária também estiveram no centro das atenções, evidenciando a necessidade de ações integradas para melhorar a experiência dos usuários e salvar vidas no trânsito.

Paula Faria ressalta a importância de encontros como este, que permitem uma troca direta entre especialistas, gestores e a sociedade. “As discussões regionais trazem uma perspectiva mais próxima da realidade local, ajudando na construção de soluções mais assertivas e alinhadas às necessidades da população”, afirmou.

Com o apoio da FAPDF e curadoria da Urucuia, o Parque da Mobilidade Urbana Regional Distrito Federal consolidou-se como um espaço de aprendizado e articulação, reafirmando o potencial de eventos regionais em fomentar avanços concretos para um transporte urbano mais eficiente, sustentável e humano. Reveja a abertura e os pronunciamentos das autoridades neste link.