O tema mobilidade urbana tem palco próprio dentro do evento. Confira quais são os principais temas abordados:

 

O Connected Smart Mobility será 100% digital este ano: a Necta desenvolveu um ambiente digital  que tem como principal objetivo espelhar o ambiente presencial- contando com trilhas simultâneas de conteúdo; Expo virtual que permite a conversa entre os expositores e participantes; Realização de rodadas de negócios virtuais; e Networking com os participantes. 

Desde o ano passado, o tema de mobilidade tem palco próprio dentro do evento: percebemos que a gama de assuntos acerca do tema era muito rica e era preciso destinar um espaço único para o tema. Um dos assuntos tratados no Connected Smart Mobility será a mobilidade para as pessoas, sendo que nós entendemos que essa categoria é aquela que é inclusiva, que cria espaços na rua para as pessoas transitarem com segurança no trânsito, e também pensa em soluções para a mobilidade corporativa.

A mobilidade para as pessoas está bem próxima da mobilidade ativa, que trata sobre maneiras saudáveis de se mover nas cidades e que contribuem para a redução da poluição e congestionamento nos grandes centros urbanos. Além disso, vamos abordar também as soluções multimodais que as cidades estão buscando para a mobilidade compartilhada, seja em carros, bicicletas, scooters, patinetes, etc, para complementar as soluções de transporte público já existentes. 

Outro assunto que cada vez mais está tendo espaço na mobilidade é o de veículos elétricos, sendo que a principal vantagem desses é a utilização de uma matriz energética mais limpa para fazer o motor girar, ou seja, diminui o aquecimento global, melhora a qualidade do ar que respiramos e diminui a dependência que existe dos combustíveis fósseis. Com isso, iremos abordar um tema também essencial para a mobilidade no século XXI: o emprego da tecnologia como inteligência artificial, internet das coisas, sensores dentre outros, e o papel fundamental dessas tecnologias para o desenvolvimento da mobilidade nos grandes centros urbanos. 

Neste sentido, iremos falar também sobre tendências dentro da mobilidade. A realidade de veículos autônomos, incluindo os aéreos, já não é mais tão distante: precisamos pensar em como incluir essas novas ferramentas tecnológicas no Maas (Mobilidade como um Serviço) e pensar em novas soluções para integrar esses novos meios no trajeto das cidades. 

São muitos assuntos dentro do tema de mobilidade e percebemos que cada vez mais é necessário destinar uma atenção especial para o tema dentro do Connected Smart Cities. Para saber mais informações sobre o evento, clique aqui

 

*Paula Faria, CEO da Necta, é idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Airport Infra Expo, entre outros projetos inovadores. 

Especialista em mercados de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social, a executiva se destaca, ainda, por fomentar ações voltadas para o mercado corporativo, que envolve temas como a mobilidade corporativa.