Evento destaca as melhores práticas e inovações urbanas, consolidando-se como o maior encontro de cidades inteligentes do Brasil
A edição 2024 do Connected Smart Cities chegou ao fim, consolidando-se mais uma vez como o maior e mais relevante evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado ao longo de dois dias, o evento reuniu mais de 4.327 participantes em uma área de 7.000m² dedicada à inovação, networking e desenvolvimento sustentável. Com 235 palestrantes e 50 patrocinadores e expositores, o evento superou as expectativas, promovendo debates cruciais para o futuro das cidades e criando novas oportunidades de negócios.
O primeiro dia do evento foi marcado pelo anúncio dos vencedores do Selo Connected Smart Cities 2024, que, em sua 3ª edição, reconheceu 44 cidades por suas boas práticas e avanços em direção ao desenvolvimento inteligente. Esta ferramenta, fruto da parceria entre a Plataforma Connected Smart Cities e a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, destaca cidades que estão na vanguarda da inovação urbana, incentivando outras a seguirem seus exemplos. O selo se firmou como um incentivo para que mais municípios brasileiros adotem soluções tecnológicas e sustentáveis. Confira aqui o resultado.
Um dos momentos mais esperados do evento foi a cerimônia de entrega do Prêmio Connected Smart Cities 2024, que ocorreu no segundo dia e celebrou sua 10ª edição com grande destaque. Com a parceria da Neurônio – Ativação de Negócios e Causas, o prêmio reconhece iniciativas inovadoras em duas categorias: Negócios Pré-Operacionais, voltada para soluções em fase de testes e desenvolvimento, e Negócios em Operação, destinada a projetos já implementados. Os vencedores foram escolhidos por sua capacidade de transformar o ambiente urbano, tornando as cidades mais conectadas, inclusivas e eficientes. Confira aqui o resultado.
Além disso, o evento proporcionou um momento de reflexão sobre o progresso das cidades inteligentes no Brasil. Durante a apresentação do Ranking Connected Smart Cities 2024, na abertura do evento, foram reveladas as cidades mais inteligentes e conectadas do país em diversas dimensões, como mobilidade, sustentabilidade, governança e segurança, essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Clique aqui para ver a cerimônia de abertura e aqui para conferir os resultados do Ranking 2024.
Nesta edição, além da apresentação do Ranking CSC, outro destaque na cerimônia de abertura foi a entrega da Certificação ISO/ABNT 37.123 de cidades resilientes para a cidade de Salvador (BA). A cidade recebeu a certificação no nível Platina, o mais alto nível possível de se alcançar, se tornando a primeira capital brasileira e a primeira cidade fora do estado de São Paulo a atingir este feito, fruto de um trabalho sólido dos órgãos responsáveis pela tecnologia e defesa civil do município. Esteve presente para receber a certificação, o Prefeito Bruno Reis, da cidade de Salvador.
Nesta edição, mesmo em período de eleição municipal, o evento reuniu os principais representantes do ecossistema de cidades inteligentes, tanto do setor público, com a presença de prefeitos, secretários e presidentes de empresas públicas, quanto do setor privado, com dirigentes, responsáveis de empresas, instituições de ensino, pesquisadores, startups e investidores.
Com um ambiente rico em conteúdo, o Connected Smart Cities 2024 provou mais uma vez ser o ponto de encontro indispensável para gestores públicos, empresas e especialistas comprometidos com a transformação urbana no Brasil. O evento terminou com a certeza de que as cidades estão caminhando para um futuro mais sustentável e conectado, graças às iniciativas e soluções discutidas ao longo desses dois dias.
Nos vemos na próxima edição, rumo a mais uma década de avanços no desenvolvimento das cidades inteligentes!
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.