Como a Necta uniu a necessidade de se criar conexões com propósitos e de se tornar cada vez mais uma plataforma digital

 

A Necta nasceu da necessidade de se criar conexões com propósito. A empresa, que foi lançada em fevereiro deste ano, é resultante da Sator, que nasceu em 2005 como uma empresa de produção de eventos. No processo de evolução, percebemos que era preciso unir o espírito empreendedor com a capacidade transformadora que o compartilhamento do conhecimento possui: identificamos que o nosso negócio não era mais organizar eventos e sim conectar pessoas que tivessem um propósito comum!

Com o planejamento estratégico pronto e a nova empresa, 2020 sofreu uma reviravolta e a pandemia forçou que medidas de isolamento social fossem impostas: logo percebemos que a nossa proposta de valor versus a situação do mercado fazia todo sentido para o momento que as cidades estavam vivendo. 

Assim, passamos a buscar rapidamente uma alternativa com o objetivo de atingir nosso propósito: conectar pessoas para pensar em soluções frente ao desafio que estamos vivendo. Ficar parado não era uma opção. Era preciso encontrar maneiras de continuar impactando os setores que atuamos, sendo esses o setor de aviação, aeroportos, PPP’s, Infraestrutura, Cidades, Mobilidade, Segurança Pública e Inovação Social. 

Reconhecemos logo no início que um dos nossos principais ativos, os eventos presenciais, seria um dos mercados mais afetados. Percebemos que, com o mundo se tornando cada vez mais conectado, era preciso ir rumo ao digital: nosso plano de ação tinha como principal objetivo promover a empatia, já que o momento era novo para todos e ninguém entendia direito qual deveria ser o próximo passo frente a uma realidade tão incerta. Para isso, realizamos uma pesquisa com nossos principais clientes e parceiros para ouvir como eles estavam se sentindo e como estavam planejando agir dentro deste cenário. 

Já no final de março lançamos várias séries de eventos online com os temas abordados em nossos projetos: para o cities e mobility fizemos as séries de saneamento, mobilidade e tecnologia e, para a Airport Infra Expo, lançamos a série AirCOVID.

Mas o nosso primeiro desafio foi realizar o Festival ABCR 2020, nos dias 29 e 30 de junho, que marcou a nossa primeira ação de um evento digital com dimensões consideráveis.  Iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que conta com realização da Necta desde 2019, o evento foi desafiador e envolveu a sinergia de toda a nossa equipe, que promoveu ações para garantir a experiência de 600 pessoas simultaneamente em um ambiente totalmente virtual. O formato do Festival foi pensado para atender e envolver mais de 150 palestrantes, 90 sessões paralelas, 7 plenárias, 3 masterclasses, 15 sessões de pré-festival e Mentoria Expressa, que resultaram em mais de 130 horas de conteúdo, volume inédito. O evento foi um sucesso e superou as nossas expectativas, inclusive, do ponto de vista da interação entre os participantes. 

Com o sucesso das séries online e das ações para o Festival ABCR, lançamos a nova plataforma de evento digital que irá garantir a conexão, interação e troca entre todos os participantes da sexta edição do Connected Smart Cities & Mobility.  Nesse modelo digital, o CSCM DX 20 permite que os participantes visitem os estandes, acessem documentos, vejam vídeos e troquem informações pelo chat e consigam interagir com as empresas patrocinadoras. A experiência também será replicada para a Plataforma Airport Infra Expo, por meio do Air Connected, que será focado nas soluções para o setor de transporte aéreo no país nesse cenário de pandemia da Covid-19.

Sem dúvida, com gestão do conhecimento, inovação e muita resiliência conseguimos obter resultados em um momento tão desafiador como esse. É com essa mesma perspectiva e empatia que seguiremos junto aos nossos parceiros e clientes, pois com uma equipe incrível composta por profissionais de várias áreas, conseguimos união e força de vontade coletiva para entregar a melhor experiência digital e, assim, continuar promovendo conexões com propósito. 

Venha conosco e acesse a melhor experiência digital para cidades e mobilidade,  por meio do Connected Smart Cities & Mobility Digital Xperience aqui; e do setor de transporte aéreo, com o Air Connected aqui

*Paula Faria, CEO da Necta, é idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Airport Infra Expo, entre outros projetos inovadores. 

Especialista em mercados de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social, a executiva se destaca, ainda, por fomentar ações voltadas para o mercado corporativo, que envolve temas como a mobilidade corporativa.