Parceria entre Connected Smart Cities e Mobilidade Estadão realiza evento que vai discutir o deslocamento das pessoas nas cidades  

A plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão se unem em 2022 com o propósito de promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo. 

Para que haja essa conexão com propósito, a parceria CSC e Mobilidade Estadão realiza, entre os dias 23 a 25 de junho, o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento vai oferecer diversas atividades com a expectativa de trazer um novo olhar para a mobilidade urbana. O objetivo é discutir a garantia de deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa. 

O projeto

O Parque da Mobilidade Urbana vai promover o encontro do ecossistema, consolidando ações através de conteúdos, entrevistas, vídeos e eventos realizados durante o ano pela plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão.

Mais que um evento, o PMU vai compartilhar experiências, engajar discussões e realizar ações concretas que serão desenvolvidas de forma colaborativa com diversos parceiros. A proposta inovadora do Parque vai proporcionar a conexão dos atores do ecossistema de mobilidade urbana no Brasil, contando com exposição de produtos, serviços e tecnologias; demonstrações interativas; test-drive e test-ride; atividades recreativas; espaços de convivência e muito conteúdo relevante acerca desse universo.

O Parque da Mobilidade Urbana será dividido em diversos espaços estratégicos. São eles: 

Espaço Mobilidade Disruptiva

Para que sejam compartilhadas experiências e discussões acerca da mobilidade disruptiva, será montada uma arena no local para demonstração de como se utilizam os drones. O público presente também poderá viver a experiência de conhecer um veículo autônomo neste espaço, além de soltar a imaginação com a realidade virtual. A Mobilidade Disruptiva traz inovações, tecnologias e tendências que impulsionam mudanças significativas na mobilidade urbana.

Espaço Mobilidade Sustentável

No espaço Mobilidade Sustentável, o foco será priorizar as discussões sobre transporte coletivo e mobilidade elétrica. O objetivo é incentivar a mobilidade ativa e discutir a ampliação da infraestrutura cicloviária. Neste espaço, ainda está prevista a exposição e test-drive com carros elétricos; workshop prático para os participantes sobre as vantagens de se ter um carro elétrico, a demonstração de como carregar o carro, locais para carregamento e outras informações; além de test-ride com bicicleta, patinete, scooter e motos elétricas; e a apresentação das cidades com maior infraestrutura de mobilidade elétrica no Brasil.

Espaço Mobilidade Inclusiva

Na Mobilidade Inclusiva, a discussão será acerca do acesso aos espaços e serviços públicos urbanos. Com política e estratégias de mobilidade social, a ideia é trazer a igualdade entre os cidadãos de forma eficiente. Neste espaço, devem se concentrar o mural fotográfico, a mobilidade do pedestre com a promoção da mobilidade segura para as pessoas; a mobilidade urbana e segura para as mulheres; a mobilidade urbana inclusiva para deficientes físicos e a apresentação dos jovens participantes da websérie “Me dá uma chance” do Summit Mobilidade Urbana do Estadão.

Espaço Logística Inteligente Urbana

No Parque da Mobilidade Urbana, ainda haverá espaço para discutir o impacto do delivery e do e-commerce para a mobilidade urbana, incluindo temas como logística inteligente e integrada de cargas, segurança dos motoristas e multimodalidade nas cidades. Um espaço interativo dos aplicativos de delivery e de e-commerce vai funcionar no local, além de um espaço de logística urbana e gestão de frotas.

Espaço Experiência Multimodal

Este espaço será a experiência multimodal mais concreta que os participantes poderão acessar. Todos devem se inscrever pelo site e dizer como é possível chegar ao Parque (no Memorial da América Latina) utilizando, no mínimo, 3 modais, preferencialmente, compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.

Ao chegar no evento, os participantes devem publicar no mural da experiência multimodal os meios que foram utilizados e, ao final, ganharão um presente exclusivo da organização.

O Parque da Mobilidade é uma das ações que vai compor, ao longo do ano, a 8ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility, junto da 3ª edição do AirConnected, entre os dias 04 e 05 de outubro. O evento é o maior do Brasil que reúne projetos e debate ideias acerca da mobilidade urbana, cidades inteligentes e todo o setor aeroespacial. 

Serviço:

Parque da Mobilidade Urbana 2022

Local: Memorial da América Latina – Barra Funda – São Paulo

Quando: 23 a 25 de junho de 2022

Mais informações pelo site

Assessoria de Comunicação e Imprensa Necta – Conexões com Propósito

Patrícia Esteves (MTB 49.995)

()

13 98808-8470