Drones, test-drive, test-ride, simuladores de ônibus e caminhões, oficinas, exposições, trajetos monitorados de bicicletas. Confira as ações interativas que aconteceram no evento Parque da Mobilidade Urbana

O evento, com entrada gratuita, parceria entre o Connected Smart Cities & Mobility e o Mobilidade Estadão, com o propósito de promover a conexão da mobilidade urbana disruptiva, sustentável e inclusiva por meio da discussão, da troca de informações e da difusão de ideias entre o ecossistema de mobilidade no Brasil e no mundo, aconteceu entre os dias 23 e 25 de junho, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Além de ficar por dentro das novidades do que está acontecendo dentro do ecossistema de mobilidade, o visitante pode experimentar diversas atividades.

Ações com drones

Em parceria com a Speedbird Aero, aconteceu a simulação de entrega do Ifood com drones. A Speedbird utiliza um software especializado para que haja um planejamento de rotas com navegação segura e uma entrega precisa. A empresa possui Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) emitido pela ANAC.

Ações com carros

Para aqueles que ainda não conheciam, ou nunca tiveram a oportunidade de dirigir um carro elétrico, pode vivenciar essa experiência. No PMU, ocorreu test-drive com carros elétricos de diferentes marcas. Por meio do APP UCorp Mobilidade ESG, startup referência em soluções para mobilidade elétrica com tecnologia 100% nacional para eletrificação de frotas corporativas,  os inscritos, fizeram o test-drive com os carros elétricos disponíveis no evento.

Ações com ônibus e caminhão

Mas quem pensou que só haveria veículos leves, enganaram-se! No Parque da Mobilidade Urbana, também foi possível experimentar um simulador de ônibus e caminhão, uma parceria com a CNT – Confederação Nacional do Transporte.

Ações com motos e scooters

E para quem prefere as motos e scooters, pode escolher fazer o test-ride.

Rádio Ônibus

Um Estúdio de Rádio dentro de um Ônibus para os participantes visitarem e conhecerem como funciona uma rádio deste tipo. No local, foram realizadas entrevistas com palestrantes, e patrocinadores do evento.

Desafio Multimodal 

Com o App Quicko, o desafio era chegar ao Memorial da América Latina utilizando diferentes modais, preferencialmente compartilhados, podendo ser elétrico, ativo e coletivo.

Ações de bike

Com o Projeto Bike Arte, o Instituto Aromeiazero ofereceu oficinas no local para ensinar adultos e crianças a pedalar, além de levarem uma exposição de obras com artistas urbanos que fomentam a cultura da bicicleta. E ainda no PMU foi possível realizar um test-ride com bicicletas e patinetes elétricos.

Parceria Bike Anjo

Ainda falando de bicicletas, com a Bike Anjo, além do test ride e da oficina para aprender a pedalar, o visitante aprendeu sobre como se comportar e conduzir a bicicleta no trânsito, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Também foi realizada uma oficina de Mecânica Básica para quem se locomove a duas rodas.

Save The Date 

O Parque da Mobilidade Urbana já lançou o Save The Date e tem data marcada para realizar a 2a.edição. O evento acontece, novamente, no Memorial da América Latina, nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2023. Todo o conteúdo desta 1a. edição está disponível para acesso no canal do You Tube da Connected Smart Cities.