Investidores, poder público e iniciativa privada estarão reunidos no P3C – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil, em dezembro, para avaliar cenário das parcerias públicas e privadas

A segunda edição do Prêmio P3C premiará as melhores ações na gestão de contratos de concessão e PPP (parceria público/privada), considerando dois grupos de premiação: um voltado às entidades e outro aos profissionais

O Brasil foi apontado como o país com melhor ambiente para o desenvolvimento das parcerias público-privadas (PPPs) entre as economias latino-americanas. A constatação foi feita pela sétima edição do levantamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que engloba os anos de 2021 e 2022 e é realizado em parceria com o Economist Impact, o braço de análise do The Economist Group.

O relatório do BID classificou os países em cinco grandes quesitos: regulação e instituição, elaboração e sustentabilidade dos projetos, financiamento, gerenciamento de riscos e monitoramento de contratos, e avaliação de performance e impacto. Ainda segundo o levantamento, em uma escala de zero a 100, o Brasil recebeu a nota 76 e apareceu na frente de Chile (75), Uruguai (67), Colômbia (66) e Peru (63). As piores avaliações foram de Suriname (14) e Venezuela (16).

As melhores notas do Brasil foram nos quesitos elaboração e sustentabilidade dos projetos e financiamento. A pior foi em em gerenciamento de riscos e monitoramento de contratos.

É com o propósito de fomentar a discussão sobre como tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil que acontece a segunda edição do P3C. O evento é especializado no mercado de PPPs e Concessões com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil envolvendo empresas, entidades e governos com a missão de envolver essa cadeia para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores, com a finalidade de encontrar alternativas para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no país.

O P3C é destinado aos profissionais do setor, executivos de empresas privadas e estatais, investidoras ou operadoras de infraestrutura, consultores, financiadores, agentes públicos, acadêmicos, estudantes e interessados por temas que permeiam os diferentes setores de infraestrutura.

Dividido em dois dias, o P3C tem, no dia 8 de dezembro de 2022, programação na B3, em São Paulo, para abertura, premiação e networking. Já o dia 9 será dedicado à extensa programação de painéis e debates e será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

Prêmio P3C

Do evento consta também a segunda edição do Prêmio P3C 2022, que está com inscrições abertas. A iniciativa apontará profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacam na atuação em infraestrutura econômica, social e ativos ambientais. O formulário online já está disponível no portal da organização e pode ser preenchido até às 18 horas de 31 de agosto. Inscreva sua iniciativa no link.

A inscrição para o prêmio é aberta a todos os projetos de desestatização, privatizações, concessões comuns, PPPs, concessões de uso, arrendamentos, permissões e autorizações. Os projetos precisam ter como objetivo o investimento e a operação pela iniciativa privada em infraestrutura. Os vencedores serão premiados na abertura da Conferência P3C, que ocorre em 8 de dezembro, na B3, em São Paulo (SP). O P3C reunirá grandes nomes do setor de infraestrutura para tratar dos temas mais relevantes do setor.

Segunda edição

Esta será a segunda edição do Prêmio P3C. Em 2021, o objetivo foi celebrar as melhores ações na gestão de contratos de concessão e PPP (parceria público/privada) em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19. Neste ano, de acordo com o regulamento, serão dois grupos de premiação: um voltado às entidades e outro aos profissionais.

Os prêmios de entidades contemplam concessionárias, poder concedente e agências reguladoras que se destacaram na estruturação ou na gestão de contratos relativos aos setores de infraestrutura econômica, social e ativos ambientais.

A premiação das entidades tem três modalidades: 1) melhor estruturação de projetos; 2) melhor gestão pública de projetos implementados; 3) melhor gestão privada de projetos implementados. Podem ser inscritos projetos em estruturação ou operação que tenham sido iniciados nos últimos 10 anos.

Os prêmios para profissionais têm por objetivo reconhecer aqueles cuja atuação contribuiu significativamente para o desenvolvimento dos setores da infraestrutura econômica, social e ativos ambientais brasileiros. Serão três categorias: 1) reconhecimento in memoriam; 2)

carreiras de impacto; 3) mulheres na infraestrutura. Nessas, contudo, não haverá inscrição — o comitê organizador escolherá internamente os nomes agraciados pelo prêmio 1. Os prêmios 2 e 3 serão eleitos pelo corpo plenário do Prêmio P3C a partir de lista elaborada pelo comitê.

Conferência

A Conferência contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de gerar debate construtivo e de alto nível sobre os principais temas dos setores de infraestrutura com a intenção de tratar de problemas concretos, atuais, polêmicos e inovadores dos setores de infraestrutura.

“A programação da conferência foi desenvolvida de forma a propor discussões de alto teor técnico e que ofereçam aos participantes recortes estratégicos para a formulação de projetos na modalidade PPP e que, também, traduzam as fragilidades que devem ser atacadas para mitigar riscos”, avalia Paula Faria, CEO da Necta, organizadora do P3C com apoio da B3 e da Portugal Ribeiro Advogados. Veja a programação completa aqui.

Serviço:

P3C 2022 – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil

Quando:     8 de Dezembro – Abertura e Prêmio P3C – B3, São Paulo.

9 de Dezembro – Conferência – Centro de Convenções Frei Caneca.

Programação: Clique aqui.

Inscrições: Clique aqui

 Sobre P3C

O P3C é especializado no mercado de PPPs e Concessões com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil envolvendo empresas, entidades e governos com a missão de envolver essa cadeia para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores, com a finalidade de encontrar alternativas para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil. O evento é destinado aos profissionais do setor, executivos de empresas privadas e estatais, investidoras ou operadoras de infraestrutura, consultores, financiadores, agentes públicos, acadêmicos, estudantes e interessados por temas que permeiam os diferentes setores de infraestrutura.

Sobre a Necta

A Necta desenvolve plataformas que conectam pessoas, criando ecossistemas de negócios nos segmentos de aeroportos, aviação, PPPs, infraestrutura, cidades, mobilidade, segurança pública e inovação social. A equipe é formada por profissionais das áreas de marketing, comercial, comunicação, designer, web, mídia social, pesquisa e estratégia. A Necta cria plataformas de conteúdo para clientes e parceiros, e também desenvolve projetos próprios, como o Connected Smart Cities & Mobility; Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, Air Conected, Feira Virtual de Construção Sustentável, PMU – Parque da Mobilidade Urbana.

Assessoria de Imprensa: 

Valeria Bursztein – Coletivo da Comunicação

+55 11 99104-2031