Realizado pelo segundo ano consecutivo, estudo conta com participação de cerca de 400 empresas do ecossistema da mobilidade

Com a expansão de cidades e da população, e, consequentemente, aumento da diversificação de mercados produtivos e industriais, aquecendo cada vez mais a economia nacional, o planejamento e a implantação de uma gestão eficiente de mobilidade urbana são grandes desafios contemporâneos.

Para analisar cenários e tendências de avanços de desenvolvimento urbano, a plataforma Connected Smart Cities (CSC), em parceria com o Mobilidade Estadão, promove, pelo segundo ano consecutivo, o levantamento das 100 empresas mais influentes do Brasil neste nicho de atuação.

Neste ano, as cerca de 400 empresas que atuam no segmento de mobilidade foram divididas em nove categorias (veja quadro). Os jurados avaliarão essas empresas em duas grandes vertentes: Inovação e ESG (sigla em inglês para Ambiente, Social e Governança).

Em ESG, as companhias serão avaliadas nos seguintes quesitos: Eficiência Energética, Comprometimento com o Meio Ambiente, Direitos Humanos, Inclusão (diversidade e equidade), Transparência e Ética.  

Na vertente Inovação, as empresas serão analisadas se estão comprometidas com programas inovadores e com progressos tecnológicos que contribuam para a modernização da mobilidade urbana. O objetivo é identificar como os líderes de mercado estão tratando a questão da inovação em um cenário crítico de crise socioambiental global.

Cronograma do levantamento 100+

A divulgação das empresas mapeadas e selecionadas acontecerá na edição do Estadão do dia 15 de março, nos formatos impresso e digital. Isso será feito após análise de dados coletados em questionários virtuais, o que se estende até o dia 28 de fevereiro, e a votação das corporações participantes pelos jurados, seguindo os critérios disponibilizados pela organização no período entre 16 e 27 de janeiro.    

Categorias e atuação das empresas

As empresas participantes do levantamento estão divididas em nove categorias dentro do segmento de negócios na área de mobilidade. Foram mantidas as oito categorias avaliadas no levantamento do ano passado, mais um acréscimo desta edição: Mobilidade Aérea Urbana, que inclui drones e eVTOLs.

1 – Fabricantes e operadores de transporte público

2 – Fabricantes e operadores de veículos

3 – Fabricantes e operadores de caminhões

4 – Fabricantes e operadores de motos

5 – Fabricantes e operadores de bicicletas incluindo elétricas, patinetes e outros levíssimos

6 – Tecnologias e operadores de compartilhamento

7 – Tecnologia & Inovação para mobilidade

8 – Consultorias

9 – Mobilidade Aérea Urbana