A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities e do Mobilidade Estadão, em conjunto com a Urucuia, e vai premiar profissionais e iniciativas que promovem a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.

Dentre as categorias de avaliação, a 1ª edição reconhece atuações e projetos inovadores e disruptivos em mobilidade ativa e de segurança viária.

O desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusivas e sustentáveis depende de uma boa gestão da mobilidade urbana, que inclui políticas eficientes de infraestrutura, otimização de sistemas de transporte e uso de métodos alternativos para o deslocamento da população favoráveis à segurança e qualidade de vida socioambiental. 

Com o objetivo de reconhecer trajetórias significativas e divulgar iniciativas promissoras em mobilidade urbana, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC) e o Portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia –  Inteligência em Mobilidade Urbana – lançaram, neste ano, o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. 

“Esta ação foi pensada para dar visibilidade de negócios exemplares em todos segmentos que integram o universo da mobilidade urbana; transporte público; logística; trânsito; mobilidade ativa; segurança viária, sustentabilidade e inclusão social, e que inspiram, consequentemente, carreiras, ações e potenciais novos líderes neste mercado”, explica Paula Faria, CEO e idealizadora do CSC. 

Importância da premiação para o desenvolvimento de cidades inteligentes

Para uma cidade ser considerada inteligente e funcional,  são necessários investimentos em mobilidade urbana, um setor estratégico para o planejamento e gestão de deslocamentos e uso equitativo do espaço, considerando atributos-chave, como soluções em tecnologia e inovação, políticas de inclusão, medidas de segurança e práticas sócio sustentáveis .

Para Cristina Albuquerque, jurada e gerente de Mobilidade Urbana da WRI Brasil, a premiação fortalecerá a disseminação de boas práticas em mobilidade pelo país, por meio da implantação de projetos sustentáveis. “A primeira versão do prêmio de mobilidade urbana será muito importante para dar visibilidade, premiar e incentivar a promoção dessas iniciativas, que continuem acontecendo na nossa realidade brasileira”, analisa. 

O presidente do Corpo de Jurados, Rodrigo Tortoriello, também destacou a importância da premiação para a disseminação de boas práticas em mobilidade e pontuou alguns aspectos fundamentais para melhorias na prestação de serviços ao cidadão. “Isso pode ser feito, através do aumento da segurança viária; utilização de tecnologia em cidades inteligentes; implantação de uma nova política pública do transporte, incluindo medidas de financiamento, com redução de custos de tarifas; e outras propostas, como o uso de combustíveis mais limpos”, ressaltou o especialista em mobilidade urbana e mobilidade ativa, e vice-presidente da Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro).

Categorias de avaliação

Para facilitar o processo de avaliação de dados e definição de listas de finalistas, nomes de vencedores e menções honrosas, o Comitê Organizador vai considerar no processo de premiação dois perfis de inscrição e seis categorias de análise: 

  • Profissionais com atuação relevante e contribuição significativa para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e seguro da mobilidade urbana, integrando as categorias: Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana e Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana;
  • Projetos e iniciativas que promoveram o setor de mobilidade urbana de forma disruptiva, sustentável, inovadora e segura,  dentro das seguintes categorias: Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada), Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada), Iniciativas em favor da segurança viária e Iniciativas em favor da mobilidade ativa. 

Carreira Inspiradora e Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana

O regulamento apresenta algumas normas para os inscritos em determinadas categorias de premiação. A pessoa que concorrer no quesito “Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana”, por exemplo, deverá ter, no mínimo, 10 anos de atuação em mobilidade urbana com comprovação de resultados positivos atingidos para o avanço do setor. Já a categoria “Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana” vai premiar profissionais com trajetória de, pelo menos, cinco anos no setor, incluindo experiências em projetos de liderança. 

Iniciativas em favor da mobilidade sustentável

Para inscrição no eixo “Iniciativas em favor da mobilidade sustentável”, é necessária a apresentação de contribuições empresariais dirigidas a uma mobilidade urbana mais eficiente e limpa. Serão consideradas iniciativas que impactaram positivamente no meio ambiente, a partir da redução do consumo de energia e da emissão de poluentes em práticas de deslocamento, maior incentivo do uso de transporte individual motorizado, entre outras ações.

Iniciativas que inovam e transformam 

Neste tópico de votação, serão valorizadas ações e/ou soluções inovadoras e disruptivas que refletiram, de alguma forma, positivamente no ecossistema da mobilidade urbana. Logo, serão considerados projetos tecnológicos para uso e compartilhamento de dados, criação de plataformas interativas, entre outras iniciativas, que beneficiaram a população sob o viés da eficiência, segurança e/ou da inclusão.

Iniciativas em favor da segurança viária

Problemas recorrentes de falhas de infraestrutura e falta de qualidade no transporte público causam muitos acidentes de trânsito, incluindo perdas de vidas, no Brasil. Com base nesse cenário, a categoria visa contemplar iniciativas que possibilitaram uma circulação mais segura de pessoas e veículos na malha urbana.

Iniciativas em favor da mobilidade ativa

Como as empresas vêm se dedicando a projetos de mobilidade ativa em prol de uma qualidade de vida mais saudável e em defesa da conservação do meio ambiente? Neste aspecto, serão avaliadas medidas inovadoras e de ampliação do uso de meios de locomoção não motorizados, como programas de aluguel e compartilhamento de bicicletas; projetos de extensão de calçadas; construção de ciclovias, entre outros.

Todas as informações e meios de comprovação de resultados, como documentos e registros digitais, pelas iniciativas apresentadas, válidas nos últimos cinco anos, deverão ser sinalizados em campos de preenchimento de formulário.

Cronograma do Prêmio

Entre os dias 27 de março e 21 de abril, profissionais e iniciativas de empresas do setor de mobilidade terão a oportunidade de concorrer ao Prêmio de Mobilidade Urbana de 2023. Na próxima etapa do processo, entre os dias 1 e 12 de maio, o Comitê de Júri, composto por profissionais com credibilidade e experiências reconhecidas na área, realizará o julgamento das inscrições. Confira todas as informações referentes à 1ª edição do Prêmio Parque de Mobilidade Urbana do Brasil aqui.

A fase final do concurso abrange a premiação dos vencedores e será realizada, no formato presencial, no dia 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, em São Paulo.

Para inscrever profissionais ou iniciativas na primeira edição do Prêmio de Mobilidade Urbana, acesse aqui.

Serviço

Prêmio Parque da Mobilidade Urbana
Apresentação e premiação: 23 de junho
Horário: conforme programação
Memorial da América Latina, São Paulo