A iniciativa tem o objetivo de promover discussões e destacar ações voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.

 No primeiro episódio, será apresentado um panorama de ações bem-sucedidas em smart cities na cidade do Recife.

Uma cidade com elevada condição estrutural e que apresenta, principalmente, uma eficiente prestação de serviços públicos aos cidadãos ajuda no bem-estar e na qualidade de vida de todos. Apesar de já existirem iniciativas globais de credibilidade neste campo, o conceito de cidade inteligente ainda não é totalmente conhecido no Brasil. Com isso, o desafio é buscar caminhos para o tema ganhar cada vez mais força e visibilidade na sociedade.

Para refletir esta concepção, sua importância para o planejamento e desenvolvimento urbano sustentável, avanço na qualidade de vida e compartilhar exemplos de iniciativas bem-sucedidas no Brasil, a plataforma Connected Smart Cities transmitirá um programa online especial de bate papo com representantes de cidades que vêm investindo em estratégias de inovação e de transformação em várias dimensões, como mobilidade urbana, segurança, tecnologia, entre outros, e que se destacaram na edição 2022 do Selo Connected Smart Cities.

O primeiro episódio será transmitido, ao vivo, na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, a partir das 10 horas, e vai apresentar o cenário de iniciativas e propostas de desenvolvimento inteligente da cidade do Recife (PE). Na ocasião, estarão presentes as seguintes autoridades da Prefeitura: Bernardo D´Almeida, presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e José Flank Bekemball Gonçalves, gestor de Comunicação. A mediação do debate será realizada pelo Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma Connected Smart Cities. 

“O nosso objetivo é promover ricos debates sobre dilemas e tendências para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis nos próximos anos, considerando o nível atual de comprometimento de gestões públicas para a resolução de problemas cotidianos, evidenciado pelas ações implementadas e em curso nas cidades, destacando, principalmente, os resultados já apresentados nos ecossistemas territorial, social, econômico e ambiental”, destaca Paula Faria, CEO  e idealizadora da Plataforma Connected Smart Cities.

Ranking CSC 2022

Na última edição de estudo produzido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a Urban System, a cidade de Recife ficou entre as 20 cidades mais bem posicionadas no segmento de Mobilidade, dentro das 4 regiões geográficas consideradas. A cidade também subiu 8 posições,em relação ao levantamento anterior (2021), no quesito “Inovação e Tecnologia”, ficando entre as 3 cidades em destaque neste recorte de análise, junto com Fortaleza (CE) e Salvador (BA) .

Na 8º edição do Ranking Connected Smart Cities, foram analisados 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O levantamento considerou 11 eixos temáticos e trabalhou com 75 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável. Conheça a iniciativa na íntegra, clicando aqui.

Selo CSC 2022

Uma iniciativa que incentiva boas práticas para o desenvolvimento de cidades inteligentes, em sua última edição, o Selo Connected Smart Cities premiou a cidade de Recife na categoria Ouro. A avaliação considerou projetos em estágio avançado ou concluído nos ecossistemas de governança, planejamento, infraestrutura e inovação.

Fruto de uma parceria entre a Plataforma CSC e a Spin, de Soluções Públicas Inteligentes, em 2022, o Selo premiou 28 cidades, a partir de 6 dimensões de análise. Dentre elas, integram-se: aspectos referentes ao planejamento e à governança da cidade inteligente; infraestrutura e serviços de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Saiba mais informações sobre a iniciativa, clicando aqui

Este ano, para ampliar o alcance e entendimento das cidades a respeito da iniciativa do Selo Connected Smart Cities, a plataforma lançou um Workshop voltado aos atores que abordam o tema de cidades inteligentes nas cidades brasileiras. Saiba como participar aqui.

Serviço
Programa Online Cidades, Café e Prosa
3 de abril, das 10h às 11h
Para acompanhar ao vivo, clique aqui.