O Workshop tem o objetivo de apresentar e fundamentar as dimensões essenciais para a realização de boas práticas em smart cities sob um viés mais humano, inclusivo e sustentável.

 Uma parceria entre a Plataforma Connected Smart Cities e a consultoria SPIn –  Soluções Públicas Inteligentes, o Workshop será ministrado pelo sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma, Willian Rigon, e o sócio-diretor de Projetos na SPIn, Vitor Amuri Antunes, entre os dias 18 e 19 de maio, nas modalidades presencial e online. 

Investir na expansão do conceito de cidades inteligentes é o melhor caminho para um desenvolvimento urbano mais humano, resiliente e sustentável. Neste trâmite, estão em jogo vários pilares estratégicos, como boas práticas em inovações tecnológicas, ambientes de experimentação e análise de dados e indicadores para a gestão da cidade. 

Para esclarecer conceitos e apresentar as diretrizes fundamentais para o estabelecimento de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), em conjunto com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, realizarão, entre os dias 18 e 19 de maio, em período integral, o Workshop Selo Connected Smart Cities de Boas Práticas Para a Transformação de Cidades Inteligentes. O Workshop será ministrado por Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios do CSC, e Vitor Amuri Antunes, diretor de Projetos na SPIn – Soluções Públicas Inteligentes, consultoria especializada no movimento das Cidades Inteligentes. 

“O nosso objetivo é apresentar para servidores públicos, empresários e demais profissionais envolvidos com as temáticas de cidade inteligente, inovação, tecnologia da informação e comunicação, transformação digital, entre outras, as etapas viáveis para a configuração de boas práticas em smart cities, capacitando-os para se tornarem agentes transformadores de cidades, explica Willian Rigon. 

Para Vitor Antunes, o olhar e os debates sobre a concepção de cidades inteligentes vêm se alterando significativamente ao longo dos últimos anos. “Neste sentido, o curso pretende provar para os participantes que o desafio de construção de cidades mais inteligentes está totalmente interligado à exploração de soluções, que vão além do aspecto meramente tecnológico, mas devem atender diretamente às demandas e “dores” de cada cidade brasileira”, analisa. 

O Workshop terá duração de 14 horas e apresentará os caminhos para o desenvolvimento das dimensões que  compõem o Selo Connected Smart Cities, desenvolvido pela plataforma CSC, em conjunto com a SPIn. 

Programação

O Workshop apresentará uma série de conteúdos divididos em dimensões de análise, destacando, por exemplo, o conceito, as transformações e a evolução da concepção de cidade inteligente no âmbito brasileiro. Nesta primeira parte, o curso apresentará também estudos de notoriedade nacional, como o Ranking Smart Cities; nuances da legislação e resultados catalogados.

Além de destacar pautas referentes à organização e ao planejamento de cidades inteligentes, incluindo planos de gestão já implementados e estudos de caso relevantes, haverá um bloco focado nas temáticas de governança; programas e parcerias público-privadas, indicadores de mensuração de dados, inovação, tecnologia e infraestrutura. Confira a programação na íntegra aqui

“Além de esclarecer conceitos e transmitir conhecimentos, o conteúdo programático incentiva também a construção de planos municipais, com tópicos segmentados e integrados, que mirem no planejamento de benefícios concretos aos cidadãos, concedendo-lhes mais qualidade de vida, direitos equitativos e inclusivos em vários eixos, como mobilidade, segurança, tecnologia  e saúde”, analisou Willian Rigon.

Selo CSC: importância e metodologia de pesquisa

Criado em 2022, o Selo Connected Smart Cities tem o propósito de incentivar o desenvolvimento de cidades inteligentes, a partir do estudo e da divulgação de boas práticas da gestão pública e do poder privado. “A ferramenta tem atuação estratégica e primordial para a transformação de realidades urbanas, já que analisa projetos de ações, iniciativas em desenvolvimento ou aquelas já concluídas para a formação de cidades inteligentes.” 

“O objetivo central é compreender como estas ações refletem positivamente nos municípios brasileiros e podem se tornar referência em smart cities e mobilidade sustentável”, ressalta o sócio-diretor de Novos Negócios da Plataforma.

Para estudo e diagnóstico das cidades em termos de desenvolvimento sustentável, a ferramenta utiliza 6 dimensões de análise:

  • Planejamento da Cidade Inteligente para avaliar boas práticas refletidas no planejamento municipal;·        
  • Governança da Cidade Inteligente, que considera as boas práticas presentes na governança da Cidade;
  • Ecossistema de Inovação, cujo objetivo é analisar boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal;
  • Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, tópico que trata da observação do impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município;
  • Maturidade para Parcerias, direcionada à identificação de boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade; 
  • Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, item que abrange um balanço geral de resultados em boas práticas nos indicadores das cidades estudadas.

Entenda o conceito e as propostas da iniciativa aqui.

Serviço

Workshop Selo Connected Smart Cities de Boas Práticas Para a Transformação de Cidades Inteligentes
18 e 19 de maio, das 9h às 18h
Presencial (B3 – Bolsa de Valores de São Paulo) e online com transmissão ao vivo
Para mais informações e inscrições, clique aqui.