Parque da Mobilidade Urbana reuniu especialistas e iniciativas para discutir soluções sustentáveis e inclusivas, destacando novas tecnologias e premiando destaques na área

Nos dias 13 e 14 de junho de 2024 aconteceu o Parque da Mobilidade Urbana em São Paulo na ARCA. Com 9.000 m² de área total, o evento proporcionou aos participantes uma experiência imersiva e reflexiva sobre as últimas tendências e desafios da mobilidade urbana. A programação incluiu uma série de palestras, exposições e experiências interativas, abordando temas essenciais como transporte público, logística urbana inteligente, frotas conectadas, planejamento urbano, tecnologia e inovação, segurança no trânsito, inclusão, mobilidade ativa, mobilidade compartilhada e as mais recentes tendências em mobilidade aérea urbana e drones.

Um dos destaques do evento foi a ação “Ruas Completas”, promovida pelo WRI (World Resources Institute). Esta iniciativa interativa visou sensibilizar os participantes sobre a importância de uma mobilidade urbana mais sustentável na prática. Através de uma jornada multimodal, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar como diferentes meios de transporte podem facilitar o acesso às ruas da cidade.

Neste ano, o evento contou com duas premiações. No dia 13, ocorreu a 2ª edição do Prêmio PMU, uma iniciativa em parceria com a Urucuia Mobilidade, que reconheceu e premiou iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovem a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Este ano, foram inscritas mais de 180 iniciativas de todo o país. Já no dia 14, foi realizada a cerimônia de condecoração dos Destaques Maio Amarelo 2024, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Esta premiação teve o objetivo de reconhecer as ações realizadas durante o mês de maio que visam promover a segurança no trânsito.

O evento contou com 3.231 visitantes que participaram das conferências, experiências e premiações realizadas durante a 3° edição do PMU. Diversos atores que transformam a mobilidade nas cidades brasileiras estiveram presentes e fizeram parte do PMU, dentre eles: poder público, fabricantes de veículos, incluindo os micromodais, startups diversas, companhias de sistemas de transporte público de massa, transporte particular, mobilidade elétrica, consultorias, fabricantes de ônibus, empresas ligadas à infraestrutura, empresas de serviço e muito mais.

O Parque da Mobilidade Urbana contou com uma programação de conteúdo composta por 35 painéis temáticos, 158 palestrantes, mais de 30 patrocinadores e expositores, além de experiências demonstrativas de produtos, serviços e tecnologias diversas. Nos palcos de discussões, foram apresentados e debatidos os principais conteúdos para a transformação da mobilidade urbana na cidade, incluindo: sistemas inteligentes para a mobilidade urbana, transporte coletivo, descarbonização, segurança viária, tarifa zero, modelos de financiamento do setor e da indústria, tecnologias aplicadas aos sistemas de transporte, infraestrutura para eletrificação, REFROTA, Novo PAC, pagamento digital, planejamento urbano, micromobilidade, mobilidade ativa e muito mais.

Dentro da plataforma Connected Smart Cities, as discussões sobre a mobilidade urbana continuam na edição nacional do Connected Smart Cities, que acontece nos dias 3 e 4 de setembro. 

Sobre o Connected Smart Cities: O Connected Smart Cities funciona como uma plataforma completa de conteúdo com múltiplos canais e formatos que nos permitem estar sempre no dia a dia dos profissionais do ecossistema de cidades inteligentes. 

Sobre o Mobilidade Estadão: O Mobilidade Estadão é a unidade de negócios do Grupo Estado que possui uma plataforma que conecta milhões de pessoas com interesse sobre temas ligados à mobilidade, através dos super verticais ligados à Autos, Motos, Caminhões e Mobilidade. 

Junte-se ao Parque da Mobilidade Urbana nesta jornada rumo a uma mobilidade urbana mais disruptiva, sustentável e inclusiva!