Uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, a 4ª edição do evento chega este ano com uma nova concepção de debate, cujo objetivo é refletir a importância da conexão das cidades inteligentes com o transporte aéreo e a mobilidade aérea urbana.

O avanço das cidades inteligentes está interligado à dinâmica de atuação de diversos ecossistemas, dentre eles, o transporte aéreo e a mobilidade aérea urbana. Para debater cenários, desafios e perspectivas de desenvolvimento social, econômico e sustentável dos espaços urbanos, a Plataforma Connected Smart Cities realizará, entre os dias 4 e 5 de setembro, o AirConnected e o Connected Urban Air Mobility.

“A relação entre mobilidade urbana e transporte aéreo é complexa e multifacetada. Ambos os elementos desempenham um papel importante na forma como as pessoas se movem dentro das cidades, mas são caracterizados por diferentes características e necessidades.”

“E o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana requer uma abordagem integrada e colaborativa para garantir que ela seja segura, eficiente, sustentável e beneficie toda a comunidade para superar desafios e tornar esta prática uma realidade no futuro”, destaca Paula Faria, CEO e idealizadora da plataforma CSC, do CSCM e do AirConnected.

O AirConnected integra o Evento Nacional Connected Smart Cities (CSCM), que é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil.

Programação: temas de discussão e primeiros palestrantes confirmados

Como é o planejamento urbano e a conectividade do transporte aéreo em uma cidade inteligente? Como o transporte aéreo pode ser o fator de desenvolvimento econômico de uma cidade inteligente? Estas e outras questões integram a programação de debates do evento que vai se basear em duas trilhas temáticas: Mobilidade Aérea Urbana e Cidade & Aeroporto – Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico.

Em Mobilidade Aérea Urbana, serão discutidos aspectos como: o potencial do setor no Brasil e no mundo; experiências internacionais e os desafios nacionais; planejamento, preparação, desafios e oportunidades de desenvolvimento de infraestrutura para implementação da atividade. Além de debates sobre como o novo modelo de mobilidade urbana poderá atrair investidores e soluções de mobilidade aérea das empresas de eVOLTs.

Para esta modalidade de discussão, foram confirmadas as presenças de Roberto Honorato,  Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)Dario Rais Lopes, CEO e professor da Aeroportos Paulistas & Universidade Mackenzie Lucas Florêncio, Sócio cofundador da Al Drones.

Também foram convidados: André Stein, co-Ceo, Eve Air Mobility; Samuel Salomão, Founder, President & Chief Product Officer da Speedbird AeroSérgio Quito, Safety & Flight Operations Senior Advisor da Gol; Rogério Prado, Diretor Presidente da Pax Aeroportos e Wanderley Galhiego Jr., Diretor de Novos Negócios e Inovação da SOCICAM.

No eixo Cidade & Aeroporto – Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, serão discutidos tópicos, como: o papel do aeroporto no incentivo ao desenvolvimento do turismo local e regional nas cidades brasileiras; o papel da integração do transporte aéreo na dinâmica do desenvolvimento econômico das cidades; a relação entre sustentabilidade e desenvolvimento econômico nos aeroportos e cidades brasileiras.

Além da abertura de debates sobre as novas prioridades do cenário de desenvolvimento dos aeroportos brasileiros, incluindo estratégias para o melhor atendimento à população local; sustentabilidade e desenvolvimento econômico de aeroportos e das cidades; desafios para a conquista do equilíbrio econômico e comercial, de forma sustentável e resiliente, de aspectos macroeconômicos e políticos.

Também serão discutidas; as experiências internacionais que podem auxiliar o planejamento urbano e o desenvolvimento econômico das cidades brasileiras, a partir da modernização dos aeroportos nacionais; tipos de inovações que favorecem a implantação de aeroportos mais sustentáveis e eficientes energeticamente e o papel da descarbonização e da eletrificação dos aeroportos na condução de um cenário econômico próspero.

Para esta modalidade de discussão, foram confirmadas as presenças de Fábio Carvalho, Presidente da ABR (Associação dos Aeroportos do Brasil) e  Ricardo Fenelon, Sócio Fundador da Fenelon Advogados. Também foram convidados os seguintes atores dos ecossistemas de cidades inteligentes: Joaquín Rodríguez Guerrero, Diretor Geral do Aeroportos do Nordeste do Brasil – Aena BrasilAdmilson Reis, COO da GRU AirportGiovano Palma, Superintendente Infraestrutura Aeroportuária da  ANAC.

Participarão também dos painéis, representantes das principais operadoras e concessionárias de aeroportos do Brasil, especialistas dos órgãos de regulação do sistema de aviação civil e representantes de empresas holandesas que já desenvolvem internacionalmente o tema.

Além de demais possíveis palestrantes: Giuliano Balletta, Gerente Executivo de Planejamento Operacional da CCR AeroportosMarcelo Perides, Diretor de Suprimentos da Fraport Brasil – Porto Alegre; Julio Ribas, CEO da Vinci AirportsFabio Marques, COO – Diretor de Operações da Zurich Airport Brasil e Tiago Sousa Pereira, Diretor Presidente da ANAC.

Acompanhe a programação atualizada do AirConnected 2023 aqui e confira outras informações sobre o evento, acessando este link.

Serviço:

Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM) e AirConnected 2023
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo
Quando: 4 e 5 de setembro de 2023
Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Sobre o AirConnected
O AirConnected tem o propósito de conectar o transporte e a mobilidade aérea com os ecossistemas de cidade inteligentes e mobilidade urbana com foco na sustentabilidade e desenvolvimento econômico desses segmentos de forma integrada. Desde 2015, a Necta – Conexões com Propósito – organiza grandes eventos no setor, e já foi responsável pela realização do Broa Fly-inLabaceFeira Nacional de Aviação CivilAirport Infra ExpoInternational Brazil Air Show e Siresant.

Sobre o CSCM
O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é considerado o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.