Nossos indicadores medem questões como infraestrutura, investimentos, qualidade de serviços, disponibilidade de infraestrutura, crescimento econômico e muito mais. Confira a matéria na íntegra: 

O Ranking Connected Smart Cities é composto por 11 eixos temáticos, sendo a qualidade de vida um eixo transversal a todos eles: a partir da ideia de uma cidade inteligente e humana, nossos indicadores perfazem os seguintes eixos temáticos: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, energia, empreendedorismo, tecnologia e inovação, governança e economia.

Nossos indicadores medem questões como infraestrutura, investimentos, qualidade de serviços, disponibilidade de infraestrutura, crescimento econômico e muito mais. Tudo isso sempre em métricas que possibilitem serem comparados entre municípios de porte ou regiões diferentes. 

Um dos diferenciais do Ranking Connected Smart Cities é essa visão regional e por porte de cidades. Além do resultado geral e dos recortes por eixos temáticos, o Ranking Connected Smart Cities traz seus resultados por porte de cidades e por regiões. Todos os anos o ranking Connected Smart Cities traz o resultado pelas 5 regiões geográficas brasileiras, e também por porte de municípios: aqueles com população entre 50 e 100 mil habitantes, entre 100 e 500 mil habitantes e as cidades com mais de 500 mil habitantes, proporcionando que as cidades possam se inspirar em soluções viáveis para o seu porte e região em que se encontra, além é claro de conhecer projetos, tecnologias, serviços e planos inspiradores.

O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, na última edição declarou que a partir dos indicadores do Ranking Connected Smart Cities, elegeram como prioridade a elaboração do Plano Estratégico Campinas Cidade Inteligente (PECCI), montando uma estratégia para coordenar as diferentes iniciativas em curso na prefeitura.

O ranking Connected Smart Cities é calculado por meio de metodologia da Urban Systems chamada de IQM – Índice de Qualidade Mercadológica, e é possível ter acesso a detalhes dela no relatório completo do estudo disponível nos sites do CSC e da Urban Systems. Nossos indicadores são coletados em fontes secundárias, geralmente responsáveis por auditar serviços ou infraestrutura, e possuem metodologia comum para todas as cidades, sempre cumprindo aquela máxima de compararmos as cidades pela mesma métrica, metodologia e tempo.

Esse ano, temos duas novidades sobre o Ranking Connected Smart Cities, que serão reveladas no dia 08 de setembro, a partir das 15 horas, no Connected Smart Cities & Mobility Digital Xperience. Para mais informações sobre o evento, clique aqui.  

*Paula Faria, CEO da Necta, é idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Airport Infra Expo, entre outros projetos inovadores. 

Especialista em mercados de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, PPPs e inovação social, a executiva se destaca, ainda, por fomentar ações voltadas para o mercado corporativo, que envolve temas como a mobilidade corporativa.